"A APEC - Associação Promotora do Ensino dos Cegos lançou o seu Plano de Formação para 2025, com dezenas de cursos online pensados para pessoas cegas ou com baixa visão. Todos os cursos são gratuitos para pessoas com deficiência visual, seus familiares e Associados. As pessoas que desejem inscrever-se e não sejam deficientes visuais ou associados terá um valor simbólico.
Com um calendário recheado de formações certificadas ao longo de todo o ano – desde audiodescrição, língua inglesa, leitores de ecrã, ferramentas digitais acessíveis, até a atividades da vida diária –, este plano visa aumentar a autonomia, qualificação e inclusão social das pessoas com deficiência visual em todo o território nacional.
A maioria dos cursos decorre à distância, através da plataforma Moodle, com apoio técnico e pedagógico especializado, e os conteúdos são pensados de forma acessível para todos os níveis de literacia digital.
Queremos chegar a quem, por viver em zonas mais remotas ou por falta de informação, ainda não teve acesso a este tipo de apoio. Se conhece alguém que seja cego ou tenha baixa visão, esta pode ser uma oportunidade transformadora, reforça a Direção da APEC.
Alguns dos cursos disponíveis incluem:
• Audiodescrição: para pessoas com deficiência visual e profissionais da cultura, saúde e comunicação.
• Inglês básico: pensado para quem quer comunicar melhor no dia a dia.
• Utilização da Plataforma Moodle com leitores de ecrã: para quem deseja aceder a conteúdos online com autonomia.
• Leitor de ecrã JAWS ou NVDA, Windows 11 acessível, Google Docs, Microsoft Word e Excel: para quem quer dominar ferramentas essenciais para o estudo e o mercado de trabalho.
• Fotografia, vídeo e edição: porque a criatividade também é para todos.
• Atividades da Vida Diária: um curso essencial para promover autonomia dentro e fora de casa.
As formações têm início entre maio e dezembro de 2025 e as inscrições são limitadas.
A quem se destina este plano?
A todas as pessoas com deficiência visual que queiram aprender, crescer e ganhar autonomia e a todos os que queiram contribuir para um mundo mais acessível.
Como participar?
Para se inscrever ou saber mais, entre em contacto connosco através do e-mail comunicacao.apec@apec.org.pt ou pelo telefone 213 887 833 (chamada para a rede móvel nacional). Estamos disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudar no processo de inscrição.
Ajude-nos a fazer chegar esta mensagem a quem mais precisa.
Porque a acessibilidade começa com a informação.
Com os melhores cumprimentos.
Plano de formação DA APEC PARA O ANO DE 2025
Cronograma de cursos:
Nome do Curso: Audiodescrição
Destinatários: Pessoas normovisuais para a função de audiodescritor e pessoas com deficiência visual para a função de consultor em audiodescrição, profissionais da comunicação social, educação, cultura e saúde.
Objetivo(s): Conhecer as técnicas para adaptar imagens de modo a torná-las acessíveis a pessoas cegas ou com baixa visão.
Principais conteúdos: Guião audiodescritivo, audiodescrição de imagens estáticas, vídeos, museus, teatros, espetáculos, eventos, cinema, escola e saúde.
Regime: online
Duração: 60 horas
Data: 1 de maio a 30 de junho de 2025
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
Plataforma de acesso: Moodle.
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Ter experiência na utilização da plataforma moodle.
Nome do Curso: Inglês básico
Destinatários: Pessoas com deficiência visual.
Objetivo(s): Adquirir as bases da gramática e estrutura da língua inglesa, bem como aumentar o vocabulário necessário para conversas quotidianas.
Principais conteúdos: Compreensão auditiva, leitura e escrita de textos em diferentes tempos verbais.
Regime: online
Duração: 200 horas
Data: 1 de maio a 20 de dezembro de 2025.
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
Plataforma de acesso: Moodle.
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Saber trabalhar com a plataforma Moodle.
Nome do Curso: Utilização da Plataforma Moodle com leitores de ecrã
Destinatários: Pessoas com deficiência visual.
Objetivo(s): Aprender a realizar cursos online pela plataforma Moodle, através do computador e do telemóvel, com a utilização de leitores de ecrã.
Principais conteúdos: Navegação na plataforma Moodle pelo computador, aplicação móvel, configurações de acessibilidade, criação de conta de utilizador, inscrição em cursos, assistir a aulas online, responder a inquéritos, participar em fóruns e entregar trabalhos.
Regime: online
Plataforma de acesso: Google Meet
Duração: 10 horas
Data: 2 a 16 de maio de 2025.
Horário: Quartas e sextas, das 10 às 12 horas.
Número máximo de participantes: 20
Pré-requisitos: Comprovar experiência em Digitação, Windows e internet na avaliação inicial.
Nome do curso: Leitor de ecrã JAWS.
Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
Objetivo(s): Aprender a utilizar o leitor de ecrã JAWS para Windows.
Principais conteúdos: Configurações do JAWS, gestão de dicionários, tipos de cursor do Jaws, OCR e comandos de navegação.
Regime: online
Duração: 20 horas
Data: 1 a 30 de junho de 2025.
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
Plataforma de acesso: Moodle.
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Saber trabalhar com a plataforma Moodle.
Nome do curso: Técnicas de Digitação
Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual, educadores, formadores e professores da educação especial.
Objetivo(s): Iniciar ou melhorar o seu desempenho na utilização do teclado através da realização de atividades práticas, bem como conhecer as técnicas oficiais de datilografia para ensinar pessoas com deficiência visual.
Principais conteúdos: Técnicas de datilografia, produção e correção de textos.
Regime: online
Duração: 60 horas
Data: 1 de junho a 31 de julho de 2025.
Horário: aulas assíncronas com entrega de atividades pelo Telegram
Plataforma de acesso: Moodle.
Número máximo de participantes: 20
Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle e ter a aplicação Telegram instalada.
Nome do curso: Leitor de ecrã NVDA.
Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual, familiares, educadores, formadores e professores da educação especial.
Objetivo(s): Adquirir conhecimentos sobre a instalação, configuração e utilização do leitor de ecrã gratuito NVDA.
Principais conteúdos: Instalação, configuração e utilização do NVDA, adição de novas vozes, perfis de configuração, loja de extras, acesso remoto, solução de problemas.
Regime: online
Plataforma de acesso: Moodle.
Duração: 20 horas
Data: 1 a 30 de junho de 2025
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Saber trabalhar com a plataforma Moodle.
Nome do curso: Introdução à Orientação e Mobilidade
Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual e suas famílias, professores, educadores, técnicos de reabilitação e outros técnicos que trabalhem com pessoas com deficiência visual.
Objetivo(s): Saber aplicar as técnicas básicas de orientação e mobilidade para pessoas com deficiência visual.
Principais conteúdos: Aplicações de auxílio à orientação e mobilidade, orientação auditiva, técnicas de guia humano e técnicas de bengala.
Regime: online
Duração: 60 horas
Data: 1 de julho a 31 de agosto de 2025.
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma Moodle e pelo Telegram.
Plataforma de acesso: Moodle.
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle.
Nome do curso: Ferramentas Google com leitores de ecrã.
Destinatários: Pessoas com deficiência visual.
Objetivo(s): Aprender a utilizar as ferramentas Google com os leitores de ecrã Jaws e NVDA.
Principais conteúdos: Criar e editar documentos pelo Google Docs, folhas de cálculo pelo Google Sheets, apresentações pelo Google Slides, etc.
Regime: online
Duração: 60 horas
Data: 1 de julho a 31 de agosto de 2025.
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
Plataforma de acesso: Moodle.
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle.
Nome do curso: Fotografia, filmagem e edição de vídeos
Destinatários: Pessoas com deficiência visual
Objetivo(s): Aprender a fotografar, filmar, editar vídeos e gerir o canal do YouTube com autonomia.
Principais conteúdos: Iluminação, composição, enquadramento, configurações da câmara, edição de vídeo e gestão do canal do YouTube.
Regime: online
Duração: 60 horas
Data: 1 de julho a 31 de agosto de 2025.
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
Plataforma de acesso: Moodle.
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle.
Nome do Curso: Windows 11 com leitores de ecrã.
Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
Objetivo(s): saber utilizar o Windows 11 com os leitores de ecrã Jaws e NVDA, sob a ótica do utilizador.
Principais conteúdos: Ambiente de trabalho, barra de tarefas, menu iniciar, explorador de ficheiros, painel de controlo, definições, bloco de notas e WordPad.
Regime: online
Plataforma de acesso: Moodle.
Duração: 30 horas
Data: 1 a 30 de agosto de 2025
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
Número máximo de participantes: 20
Pré-requisitos: Comprovar experiência em digitação na avaliação inicial.
Nome do Curso: Digitalização de textos pelo Abbyy Fine Reader
Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
Objetivo(s): Aprender a digitalizar e converter textos para formatos acessíveis aos leitores de ecrã.
Principais conteúdos: Configurações do Abbyy Fine Reader, digitalização de textos impressos e conversão de imagens em textos acessíveis.
Regime: online
Duração: 20 horas
Data: 1 a 30 de agosto de 2025.
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
Plataforma de acesso: Moodle.
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle.
Nome do curso: Edição de áudio pelo Sound Forge
Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
Objetivo(s): Gravar e editar áudios pelo Sound Forge com os leitores de ecrã Jaws e NVDA.
Principais conteúdos: Gravação e edição de áudio, conversão, efeitos e filtros.
Regime: online
Plataforma de acesso: Moodle.
Duração: 30 horas
Data: 1 a 30 de agosto de 2025
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle.
Nome do curso: Atividades da Vida Diária
Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual e suas famílias, professores, educadores, formadores, técnicos de reabilitação e outros técnicos que trabalhem com pessoas com deficiência visual.
Objetivo(s): Adquirir técnicas que permitem desenvolver as atividades da vida diária com segurança e autonomia.
Principais conteúdos: Técnica de mão sobre mão, adaptações necessárias para acessibilidade, utilização dos eletrodomésticos, preparar pequenas refeições, limpeza e organização.
Regime: online
Plataforma de acesso: Moodle.
Duração: 60 horas
Data: 1 de setembro a 30 de outubro de 2025.
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle.
Nome do Curso: Microsoft Word com NVDA.
Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
Objetivo(s): Saber elaborar e formatar documentos no Microsoft Word por teclas de atalho, com o leitor de ecrã NVDA.
Principais conteúdos: Edição e formatação de textos, tabelas e índices.
Regime: online
Plataforma de acesso: Moodle.
Duração: 30 horas
Data: 1 a 30 de setembro de 2025
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle.
Nome do curso: Microsoft Excel básico com leitores de ecrã.
Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
Objetivo(s): Trabalhar com folhas de cálculo no Microsoft Excel com os leitores de ecrã Jaws e NVDA.
Principais conteúdos: Estrutura de dados, título de linhas e colunas, fórmulas, movimentação de dados, criação e navegação entre folhas diferentes.
Regime: online
Duração: 30 horas
Data: 1 a 30 de setembro de 2025
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma
Plataforma de acesso: Moodle.
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle.
Nome do curso: Lógica de programação com PHP
Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
Objetivo(s): Aprender a lógica de programação, desenvolver algoritmos e aplicações básicas em php.
Principais conteúdos: Instalação do php, raciocínio lógico, trabalho com variáveis, criação de algoritmos, análise de código, teste e execução de programas.
Regime: online
Duração: 30 horas
Data: 1 a 30 de outubro de 2025.
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
Plataforma de acesso: Moodle.
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle.
Nome do Curso: Desenvolvimento de páginas web em HTML
Destinatários: Pessoas com deficiência visual.
Objetivo(s): Saber formatar textos utilizando tags HTML e desenvolver páginas em HTML básico.
Principais conteúdos: Tags HTML, principais partes da página, títulos, listas, tabelas, links e imagens.
Regime: online
Duração: 30 horas
Data: 1 a 30 de outubro de 2025.
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
Plataforma de acesso: Moodle.
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle.
Nome do curso: Introdução ao Microsoft PowerPoint com leitores de ecrã.
Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
Objetivo(s): Aprender a criar diapositivos acessíveis e realizar apresentações pelo Powerpoint através de teclas de atalho dos leitores de ecrã Jaws e NVDA.
Principais conteúdos: Edição de títulos e conteúdos, formatação de letra e plano de fundo, trabalhar com imagens e multimídia, leitura de slides durante uma apresentação.
Regime: online
Duração: 30 horas
Data: 1 a 30 de outubro de 2025.
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
Plataforma de acesso: Moodle.
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle.
Nome do curso: Leitura e escrita no sistema Braille.
Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual e suas famílias, professores, educadores, formadores e técnicos que trabalham na área da deficiência visual.
Objetivo(s): adquirir noções de leitura e escrita no sistema braille.
Principais conteúdos: Alfabeto Braille, letras acentuadas, sinais de pontuação, números e símbolos matemáticos.
Regime: online
Duração: 60 horas
Data: 1 de novembro a 31 de dezembro de 2025.
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pelos correios.
Plataforma de acesso: Moodle.
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle.
Nome do curso: Recursos de acessibilidade do iPhone para pessoas com deficiência visual.
Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual, familiares e profissionais da área.
Objetivo(s): Aprender a utilizar o iPhone com o leitor de ecrã VoiceOver.
Principais conteúdos: Gestos de navegação, definições do VoiceOver, instalação e atualização de aplicações, navegação em páginas web, utilização do telefone, mensagens SMS, e-mail, WhatsApp e descritores de imagem.
Regime: online
Plataforma de acesso: Moodle.
Duração: 30 horas
Data: 1 a 30 de novembro de 2025
Horário: Aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma moodle.
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle.
Nome do curso: Recursos de acessibilidade dos smartphones com sistema Android para pessoas com deficiência visual.
Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual, familiares e profissionais da área.
Objetivo(s): Aprender a utilizar os telemóveis com sistema Android, através do leitor de ecrã Talkback.
Principais conteúdos: Gestos de navegação, configurações do Talkback, utilização do telefone, mensagens SMS, WhatsApp, Telegram, instalação e atualização de aplicações, navegação em páginas web.
Regime: online
Duração: 30 horas
Data: 1 a 30 de novembro de 2025
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
Plataforma de acesso: Moodle.
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle.
Nome do curso: Introdução à utilização de computadores Apple com o sistema MacOS
Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
Objetivo(s): Aprender a utilizar os computadores da Apple através das teclas de atalho do VoiceOver.
Principais conteúdos: Configurações e comandos do VoiceOver, utilização da Dock, Launchpad, Finder, AppStore, Safari, E-mail e editor de textos.
Regime: online
Duração: 20 horas
Data: 1 a 31 de dezembro de 2025
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
Plataforma de acesso: Moodle.
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle.
Nome do curso: Introdução ao Sistema operativo Linux com leitor de ecrã.
Destinatários: Público em geral, pessoas com ou sem deficiência visual.
Objetivo(s): Aprender a utilizar o sistema operativo Linux com as teclas de atalho do leitor de ecrã orca, sob a ótica do utilizador.
Principais conteúdos: Definições do Orca, comandos de navegação em janelas e menus, instalação de aplicações, navegadores de páginas web, clientes de e-mail e pacote Libre Office.
Regime: online
Duração: 20 horas
Data: 1 a 31 de dezembro de 2025
Horário: aulas assíncronas com entrega de trabalhos pela plataforma.
Plataforma de acesso: Moodle.
Número máximo de participantes: 50
Pré-requisitos: Ter experiência com a plataforma Moodle.
Todos os cursos serão ministrados pelo formador Wagner Maia.
Condições de Participação:
Todos os cursos são gratuitos para pessoas com deficiência visual e suas famílias (pais, filhos ou irmãos) e associados, tendo um custo a definir, de acordo com a carga horária de cada curso, para não associados.
Para aceder à plataforma Google Meet necessita ter conta Gmail;
Critérios de seleção:
a) ordem de inscrição;
b) candidatos que não tenham frequentado ações de formação na APEC.
Em todas as ações de formação será sempre dada preferência às pessoas com deficiência visual.
As inscrições serão realizadas através de formulário próprio, cujo link ficará disponível na divulgação de abertura do curso.
Caso necessite de mais informações ou se pretender inscrever-se noutras atividades da APEC contacte-nos através do E-mail comunicacao.apec@apec.org.pt, do telefone 21 388 78 33 ou dirija-se às nossas instalações na rua Francisco Metrass 95, 1350-141 Lisboa."
Publicado por: Administração | Publicado em: 16-04-2025