Locais de interesse turístico
Moinhos de Água
Os vários ribeiros que atravessam o território da freguesia tiveram, desde tempos imemoriais, moinhos (azenhas) nas suas margens. No início do século XX, deveriam ser vinte e um os que ainda operaram na freguesia. Passado um século, existem apenas quatro em Amor e dois no Casal Novo, em diferentes estados de conservação, todos em posse privada. Foi já na segunda década do século XXI que faleceu a última moleira.
Fontes e Lavadouros
Um terço da água que alimenta as torneiras da cidade de Leiria é extraída na Freguesia de Amor. Sendo terra de boa água, multiplicam-se pelo território as fontes e lavadouros. Estes são situados na localidade de Barreiros (três), Brejo (um), Casal dos Claros (dois), Casal Novo (um), no Casalito (um), Coucinheira (dois), Toco (um) e Parque de Merendas (um).
O mais antigo da freguesia encontra-se em Barreiros “de baixo”. Estes lavadouros eram muito utilizados até à década de 90 do século XX, dado não existir na altura água canalizada na freguesia.
Parque de Merendas
Foi inaugurado a 25 de agosto de 2002 e fica localizado entre o Amor, o Casal dos Claros, Casal Novo e Toco, num local verdejante e simpático, onde a Junta de Freguesia decidiu criar condições onde a população pudesse reunir-se e passar um bom bocado, sempre em contacto com a Natureza. Tem atualmente 20 mil m2 (2 hectares) devido a várias permutas e doações que permitiram aumentar o terreno inicial.
Fruto de grande investimento ao longo dos anos, o espaço tem circuito de manutenção, área e parque infantil, casas-de-banho adaptadas, zona de refeições, churrasqueiras, campo de futebol relvado, e uma zona de sol e uma de sombra, tudo banhado pela Ribeira de Amor e pelas várias pontes que a atravessam. Mais informações
Alto de São Paulo/Campos do Lis/Pinhais de Amor
Sítio verdejante, e também dos pontos mais altos da Freguesia de Amor, de onde é possível observar os Campos do Lis, assim denominado derivado ao rio que os atravessa - o rio Lis. Neste espaço verdejante existia uma ermida em honra de São Paulo que foi derrubada e substituída pela Igreja paroquial. Foram também encontrados vestígios arqueológicos que comprovam a ocupação do local desde o Paleolítico.
Grande parte da área da freguesia é coberta por manchas florestais, maioritariamente pinhal, lembranças dos pinhais reais existentes até ao século XIX. Os trilhos que os atravessam são lugares obrigatórios para os amantes de caminhadas e de observação da natureza.
Localização: 39.80202753330296, -8.85769294634188
Lagar
Foi na atual Travessa da Estremadura que, no início da década de 40 do século passado, Manuel Silva Barbeiro (falecido a 13/09/1963) e sua esposa Teresa Ribeira (Médica – alcunha de família), construíram um lagar de vinho. Esta construção servia para o próprio e sua família. Seria ainda emprestada a outros que se quisessem servir, pois apenas famílias com mais posses possuíam este tipo de estrutura, que, segundo descrições, rondava entre 20-40% dos produtores. O mesmo laborou até à primeira metade da década de 60, quando se assistiu também à queda, superior a 50%, da atividade vitivinícola na freguesia por força das novas circunstâncias sociais e legais. Passou então a ser um espaço de arrumos. Já em 2009 a família doou o lagar à Junta de Freguesia de Amor, tendo a mesma recuperado o edifício e os equipamentos associados à produção de vinho.
Localização: 39.80149619853574, -8.884856096796822
Percurso pedestre - Rota dos Moinhos do Rei
Mais informações em https://www.alltrails.com/pt-pt/trilho/portugal/leiria/pr3-lra-rota-dos-moinhos-do-rei
Onde comer
Restaurante Abissínia (Barreiros)
Restaurante Bom Petisco (Barreiros)
Restaurante O Côdea (Casal dos Claros)